domingo, 12 de agosto de 2018

HOMENS TAMBÉM PODEM SOFRER COM DEPRESSÃO APÓS O NASCIMENTO DE UMA CRIANÇA

Pesquisas sugerem que tanto homens quando mulheres experimentam algum tipo de depressão após o nascimento de uma criança, segundo pesquisas apresentadas em Congresso da Associação Americana de Psicologia (APA) nesta quinta-feira (9).

Cerca de 10% dos novos pais experimentam algum tipo de depressão e até 18% têm algum tipo de transtorno de ansiedade, mostraram especialistas, como Dan Singley, professor na Universidade de San Diego, nos Estados Unidos. Os dados são da Organização Mundial da Saúde.

Singley explica que a prevalência de sintomas depressivos é comparável entre mães e pais novos — e afirma que a depressão pós-parto não pode ser vista enquanto questão emocional feminina somente.
“A DEPRESSÃO PÓS-PARTO NÃO PODE MAIS SER VISTA COMO UMA VARIANTE PATOLÓGICA DOS PROCESSOS REPRODUTIVOS FEMININOS. O PARADIGMA EXISTENTE DEVE SER MODIFICADO” — DAN SINGLEY (UNIVERSIDADE DE SAN DIEGO – EUA).

Alguns motivos para a depressão neles, segundo cientistas:

  • A privação de sono neles, assim como nas mães, é o principal fator para o surgimento de sintomas de depressão;
  • A falta de sono e o tempo longe do trabalho também aumenta a ansiedade;
  • Dificuldades de entender o novo papel de pai;
  • Dúvidas sobre ser ou não um pai competente.
Em matéria da BBC, o jornalista britânico Martin Daubney que sofreu de depressão pós-parto, contou sua experiência. Confira trecho do seu relato.
“Assim como muitas pessoas, eu fiz piada com o conceito de depressão pós-parto para homens. Pelo menos, até o dia 29 de maio de 2009 (…) Pensei que a paternidade me transformaria num super-herói. Mas eu me senti como um superfracasso. Achei que era tudo minha culpa. Nos meses que se seguiram, caí em depressão e sofri calado com os flashbacks do nascimento do meu filho. Eu trabalhava até mais tarde porque não queria voltar para casa. Fiquei sem fazer sexo – que via como a causa de tudo.”

O jornalista Martin Daubney, que teve depressão pós-parto (Foto: Martin Daubney)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.