terça-feira, 23 de maio de 2017

CURSO DE QUALIFICAÇÃO CULTUTAL PREPARA AGENTES CULTURAIS NA CIDADE DE PAU BRASIL


Entre os dias 25 e 29 de abril, foi realizado em Pau Brasil, o Curso de Gestão Orçamentária, visando capacitar profissionais para atuarem de forma crítica e consciente, nas mais diversas áreas da produção cultural, proporcionando o conhecimento necessário para a pesquisa, a promoção, a capacitação de recursos e difusão de qualquer tipo de evento de interesse cultural. 
Com foco em elaboração, gestão e comunicação de projetos artísticos e culturais, o curso disponibiliza 260 vagas distribuídas em 6 cursos e 3 workshops, desenvolvido para agentes culturais, produtores, gestores e artistas residentes nas cidades de Pau Brasil, Arataca e Santa Luzia, no Território do Litoral Sul/BA. O orientador do curso foi Diego Pita Ramos, formado em Economia pela UESC e mestre em Desenvolvimento Territorial pela UEFS. 
“Hoje, focamos em orçamento, criação, execução e prestação de contas de 

projetos inscritos junto a órgãos de fomento da cultura em diversas esferas. Notamos os participantes atentos e interagindo, o que demonstra interesse. Também ressaltamos que, apesar da crise que o país atravessa, existem muitas fontes de recursos, mas, todas elas querem que você diga o que vai fazer com o dinheiro, e, para isso, os agentes culturais têm que estar preparados”, ressaltou o Doutor Ricardo Kalid, da Universidade Federal do Sul da Bahia. Kalid, juntamente com os professores Rafael Siqueira e Milton Ferreira da UFSB, foram convidados por Diego, para dinamizar “ainda mais” o curso.

Varlei Chaves, que faz faculdade de Engenharia Civil, diz que seu foco era aprender a fazer projetos culturais, já que atua em grupos de eventos de Pau Brasil. “Gostei bastante da equipe, dos ministradores dos cursos e agora me sinto bem preparado para realizar um projeto e também para conseguir empresas e apoiadores que façam o suporte financeiro”, avaliou.

Os cursos oferecem aos participantes um panorama amplo de reflexões sobre a área de atuação da gestão cultural e diversas ferramentas práticas de trabalho em diferentes áreas da cultura, possibilitando uma multiplicidade de visões sobre o universo da produção cultural. E, foi justamente para ampliar as ‘visões culturais’ que Josivaldo Felix, coordenador do Grupo de Teatro Negro Mário Gusmão, participou do curso. “Achei bastante proveitoso, pois adquiri conhecimento, tirei dívidas e me capacitei para concorrer aos editais do governo do Estado e a outros semelhantes. As aulas abordaram políticas culturais, gestão pública da cultura, economia criativa, legislação e direito cultural, dentre outros temas”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.