domingo, 7 de junho de 2015

SISU ABRE INSCRIÇÕES NESTA SEGUNDA (8); EXPECTATIVA ENTRE ESTUDANTES PARA GARANTIR VAGA É GRANDE


Acabou a espera! As inscrições para a segunda edição de  2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que dá acesso às principais universidades do Brasil,  começam à meia-noite desta segunda-feira (8). No Estado da Bahia, serão  3, 925 mil vagas que  disponíveis para inscrição  a partir da 0h  na página oficial do programa (www.sisu.mec.gov.br).



Todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2014, e obtiveram nota acima de zero na Redação podem tentar uma vaga nas instituições públicas de ensino superior vinculadas ao Sisu. Basta informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. Os candidatos não precisam pagar nada para fazer a seleção pelo sistema. 

A expectativa dos estudantes para garantir o ingresso nas faculdades é grande. “Já vou me inscrever logo quando abrir. Meia-noite estarei  lá apertando ‘F5’ na página”, garante o estudante baiano Victor Ribeiro, 18 anos, que vai tentar uma vaga no curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal da Bahia (Ufba), na Universidade de São Paulo (USP) e outras instituições paulistas, onde mora atualmente. “Vou experimentando qual vou fazer. É bom porque se você não passou na que você quer, pode tentar outra”, ressalta Victor.


Essa possibilidade existe pois o Sisu permite que o candidato altere a sua escolha durante o período de inscrição. São selecionadas até duas opções, por ordem de preferência, e depois é só ficar de olho na nota de corte, que é calculada e divulgada diariamente no site. Então, o estudante pode decid,ir se quer ou não ,mudar a escolha.  

As inscrições seguem até as 23h59 de quarta-feira (10)  e o resultado está previsto para o dia 15, em chamada única – assim como foi feito na primeira edição, em janeiro. 

Aqueles que foram selecionados pelo Sisu de outras edições também podem se inscrever, desde  que tenham feito o Enem 2014. A matrícula dos aprovados  será nos dias 19, 22 e 23 de junho. Já o prazo da lista de espera vai do dia 15 ao dia 26 de junho. A previsão é que as aulas comecem este ano. 

Oportunidade

Cursos como Medicina, Direito, Administração, Odontologia, Comunicação e os vários tipos de Engenharia estão disponíveis em oito instituições com  sedes na Bahia. Contabilizando todas as instituições baianas, são 136 opções de cursos oferecidos para quem deseja ingressar no ensino superior.

Mais da metade das vagas está na Ufba, que esse ano instituiu, pela primeira vez, um processo seletivo no segundo semestre. Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufba, Penildon Silva Filho, isso aconteceu por conta da dificuldade de preencher as turmas no ano passado. 

Hillary Quintela, 18 anos, é uma das estudantes que vai poder usufruir da novidade. Depois de passar em primeiro lugar em psicologia na Ufba, pelo Sisu do início do ano, agora ela vai tentar a seleção de novo curso, dessa vez para Medicina. “Acho ótimo isso, porque dá um fluxo maior para a universidade”, elogia.

Enquanto a Ufba reserva 1.482 vagas, a federal do Recôncavo (Ufrb) tem 885. Entre as estaduais baianas, que além do Sisu continuam com o vestibular tradicional, há 486 vagas na Uneb e 386 na Uesb (Sudoeste). O Instituto Federal da Bahia (Ifba) tem 362 vagas e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifbaiano) conta com 140. Já a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com campus na cidade de São Francisco do Conde, tem 104 vagas, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Senhor do Bonfim, 80 oportunidades. 

Greve



Os estudantes não precisam se preocupar com a greve dos servidores e dos professores da Ufba, porque as matrículas no Sisu estão garantidas. O que não se sabe é se o início das aulas vai continuar no dia 3 de agosto,  uma vez que isso depende da duração da greve da instituição, que começou no dia 28 de maio. 

Quem tentar uma vaga na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), por sua vez, terá aulas a partir de novembro, quando começa o segundo semestre de 2015 na instituição. Isso porque o calendário da universidade ainda não foi regularizado depois de greves de professores e servidores em 2012.


Se ligue!


1 Gratuita Inscrições As inscrições acontecem de amanhã a quarta, pelo site www.sisu.mec.gov.br, sem taxas de pagamento;

2 Seleção  Enem Tenha em mãos o número de inscrição e senha do Enem 2014 ;

3 Cursos Variação Atenção para os critérios de cada curso, que são diferentes. Ex.: um curso de Física pode dar mais peso à nota de Ciências da Natureza e o curso de medicina pode exigir nota maior ou igual a 650;

4 Escolha  Matrícula  Se você for selecionado, procure a instituição para fazer a matrícula. Se não for selecionado, pode participar da lista de espera acessando o site entre os dias 15 e 26. Ela é válida apenas para a 1ª opção;

5 Corte Nota O candidato pode escolher até duas opções de curso e alterar essas opções durante a inscrição· Fique ligado na nota de corte, que é divulgada diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.