quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

TRÊS MORREM EM EXPLOSÃO DE NAVIO-PLATAFORMA DA PETROBRAS NO ESPÍRITO SANTO

Três pessoas morreram e várias ficaram feridas em uma explosão na tarde desta quarta-feira em um navio-plataforma a serviço da Petrobras no litoral norte do Espírito Santo. Seis pessoas estão desaparecidas e, conforme nota da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, dez feridas - duas vítimas de queimaduras graves e oito de traumas. O governo do estado informou que enviou ambulâncias para o aeroporto de Vitória para atendimento às vítimas, que foram encaminhadas para hospitais da capital e de Serra.


Em nota, a Petrobras lamentou o acidente e revelou que está apoiando a BW Offshore - operadora da plataforma, na assistência aos seus funcionários e familiares. Conforme a estatal, um Plano de Emergência foi acionado, imediatamente após a explosão, por volta de 12h50. O texto também conta que a Petrobras notificou oficialmente a Marinha e a Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustiveis (ANP).

Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES), 33 pessoas foram retiradas da plataforma por um barco de salvamento, mas não há mais risco de explosões. Ao todo, 74 pessoas estavam na plataforma no momento da explosão. A Capitania dos Portos irá instaurar um inquérito para apurar as causas da explosão e as investigações podem durar até 90 dias.

De acordo com o jornal local Gazeta Online, houve uma explosão no navio-plataforma causado por um vazamento de gás na praça de máquinas da casa de bombas da plataforma. Ainda conforme a nota da estatal, a unidade opera desde junho de 2009, no pós-sal dos campos de Camarupim e Camarupim Norte, no litoral capixaba. A produção da unidade era de cerca de 2,2 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.

A Infraero foi acionada às 13h50 para bloquear o espaço aéreo do aeroporto de Vitória e abrir caminho para o resgate das vítimas. O movimento de voos comerciais, contudo, continua sem alterações, segundo a Infraero. Embora tenha disponibilizado os veículos para auxiliar no resgate, o governo capixaba afirma que ainda não tem um levantamento sobre o número total de vítimas.


As vítimas devem ser encaminhadas para os hospitais que são referência em queimados no estado. O Vitória Apart Hospital, particular e o Jayme Santos Neves, da rede pública de saúde. De acordo com os bombeiros, ao menos 16 ambulâncias estão no terminal aeroportuário prestando apoio aos feridos. Dentre os veículos estão seis UTI's móveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.