terça-feira, 22 de abril de 2014

EXOESQUELETO QUE IRÁ AJUDAR PARAPLÉGICO NO PONTAPÉ INICIAL DA COPA 2014 ESTÁ PRONTO

A abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho de 2014, terá um um gol marcado de maneira surpreendente. Na cerimônia, um paraplégico irá chutar uma bola para o gol e correr para a torcida. O acontecimento pretende marcar a história da ciência nacional. O responsável pelo projeto é o neurocientista e torcedor fanático de futebol, o brasileiro Miguel Nicolelis, da Universidade de Duke, nos EUA. 




Miguel Nicolelis contou que está tudo pronto para apresentação e que esta será realizada por um brasileiro, homem ou mulher, na faixa dos 25 aos 35 anos, com paralisia total dos membros inferiores. O escolhido irá usar uma veste robótica (ou exoesqueleto) e será capaz de dar o pontapé simbólico na festa de abertura da competição. Ainda de acordo com o neurocientista, aquele que utilizar o equipamento também poderá sentir a grama do campo sob seus pés. Isso será possível por conta de uma pele artificial que será colocada na sola do pé do jogador e emitirá sinais para o seu antebraço. 

A sensação de caminhar sob a grama será percebida através do braço, porém com o fato do atleta estar "caminhando" o cérebro irá incorporar as pernas virtuais e possibilitar essa percepção. "Eu mesmo testei, e é incrível. É uma ilusão muito poderosa, eu senti como se estivesse correndo pelo gramado", disse Miguel.

*Com informações da Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.